“Origem”

Projecto que visa identificar técnicas tradicionais herdadas dos portugueses, hoje em dia presentes no artesanato do Brasil, buscar a sua origem e confrontar a sua evolução na origem e no destino como expressão cultural e como componente da economia local.

O Projecto poderá ainda propiciar um reencontro de gentes e histórias pela troca de saberes e resultar numa coleção a ser registrada, exposta e comercializada pelos núcleos produtivos.

Data: no período compreendido entre 1 de Setembro de 2012 e 10 de Junho de 2013

………………………

Consegui algumas informações em uma pesquisa não muito aprofundada. Inicialmente vi a renda Labirinto. Informações nestes links.

http://www.youtube.com/watch?v=58O1AlFOpdI

http://www.artesol.org.br/site/ilha-do-ferroal/

O bordado labirinto, também conhecido por crivo ou, simplesmente, labirinto, é uma espécie de bordado tradicional do Brasil. Produzido a partir de tecidos finos, especialmente o linho, o artesanato deriva de uma gama extensa de trançados europeus, introduzidos no Brasil por intermédio das colonização portuguesa em idos do século XVII. Em território tupiniquim, a arte se desenvolveu de forma distinta, combinando diversos elementos da cultura branca a tradições litorâneas já existentes…

E depois vi este projeto chamado Lã Pura, que foi feito no sul do Brasil. Este projeto já tem outras influencias, mas casaria com uma das iniciativas do “Saber Fazer”.

http://www.lapura.com.br/colecoes

Paula Dib

…………………

 

Notícias em Breve